sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A miopia do futebol brasileiro !

Tenho convicção de que parte da imprensa e dos treinadores brasileiros não acompanha o futebol europeu. Eu sei, concordo contigo, é inexplicável e imperdoável. Mas tem.

E a prova disso, uma delas, foi o Mundial FIFA deste ano. Pode-se ler e ouvir várias pessoas endeusando o Barcelona pelo banho de bola sobre o Santos, como se fosse a primeira vez que o time treinado por Guardiola tivesse aparecido na televisão.

Cansei de ver manchetes do tipo "Neste domingo o Barcelona ensinou como se joga futebol". Ora! Esse Barça joga assim, do mesmíssimo jeito, desde a temporada passada. Nesta chegaram Fábregas e Alexis, o elenco foi reforçado, o 3-4-3 surgiu neste ano, a mobilidade é maior, porém desde a temporada passada o estilo, a "filosofia", é a mesma.

Tudo bem que o grande público, aquele sem acesso à TV fechada, pode ter se surpreendido com o carrossel culé. Contudo é inadmissível um ser que gosta ou trabalha com futebol, e que tem acesso à TV fechada, desconhecer essa equipe histórica. Para mim, injustificável.

Outra prova de que alguns técnicos ignoram a bola jogada no Velho Mundo foi a disseminação do 4-2-3-1 pelo Brasil em 2011. Ora! Se joga assim na Europa há anos. De cabeça, me lembro que na Euro 2008 a maioria das seleções adotavam esse esquema. Mas foi por causa da Copa da África do Sul, e somente por causa da Copa da África do Sul, que o 4-2-3-1 entrou na "moda" por aqui.

É verdade que alguns treinadores já aderiam este sistema bem antes. Como o Grêmio vice-campeão da Libertadores em 2007, por exemplo, treinado por Mano Menezes. Porém ficou claro que vários treinadores precisaram assistir à Copa de 2010 para perceberem que não existia apenas o 3-5-2 ou o 4-4-2 em quadrado. Para se darem conta de que o "ponta" não morreu com Telê Santana. Para realizarem que o "ponta" está mais vivo do que nunca.

O futebol europeu e o Barcelona estão na TV fechada toda semana. Só não segue quem não se interessa.

Uma das coisas que atrapalha o futebol nacional não é a disparidade econômica, que obviamente existe, entre os clubes da Europa e do Brasil. Uma das coisas que atrapalha o futebol nacional é a miopia de parte da imprensa e dos treinadores. O exemplo está na nossa cara. Só não vê quem não quer.

3 comentários:

Inerciatividade disse...

4-2-3-1 q é traduzido é 4-5-1

baitolagem esse monte de numero pra falar do esuema mais velho q a curupira

Patryck Leal disse...

Veja os vencedores do Bola Furada d'Or:
http://fcgols.blogspot.com/2012/01/bola-furada-dor-os-vencedores-ja-foram.html

André disse...

Concordo plenamente