quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Inacreditável - 149x0

             
No dia 31 de outubro de 2002, os clubes malgaxes Adema e Stade Olympique de L'Emyrne (SOE Antananarivo) se enfrentariam na cidade de Toamasina em mais uma rodada do Campeonato de Futebol de Madagáscar.
O que chamou a atenção foi o placar favorável ao Adema: 149 a 0. Mas nenhum atleta da equipe da casa marcou nenhum gol, pois todos os gols foram contra. A atitude foi um pedido do treinador do SOE, Ratsimandresy Ratsarazaka, que, em protesto a diversos erros de abritragem que prejudicaram sua equipe, obrigou os jogadores a marcar seguidamente contra o próprio gol.
Ironicamente, o SOE fora o campeão malgaxe do ano anterior, e disputava o quadrangular-final do campeonato, junto com o Adema, o Ambohidratrimo e o DSA Atsimondrano, na cidade neutra de Toamasina, maior centro do futebol daquele país. O título foi decidido uma rodada antes, quando o SOE empatou com o DSA em virtude de um pênalti inexistente marcado pelo juiz Benjamin Razafintsalama. Ao fim do jogo, Ratsarazaka avisou que algo aconteceria na rodada seguinte, contra o Adema, que se sagraria campeão.
Obedecendo ao pedido do treinador e pelo zagueiro Maruoisa Razafindrakoto (então capitão da seleção nacional), os jogadores do SOE marcaram todos os gols contra, após darem o tiro inicial e sob olhares espantados dos jogadores do Adema. Tal atitude fez com que quase todos os presentes se aglomerassem em frente às bilheterias do Estádio Municipal de Toamasina em busca do reembolso dos ingressos. O SOE foi punido com a exclusão de torneios nacionais por dez anos. Além do técnico Ratsarazaka, foram punidos: o zagueiro Razafindrakoto, Manitranirina Andrianiaina (capitão do SOE), Nicolas Rakotoarimanana e Dominique Rakotonandrasana. Outros atletas do Adema e do SOE receberam uma advertência e sofreriam punições mais severas caso ocorresse incidente idêntico. Quanto ao árbitro da polêmica partida, ele não recebeu sanções.


                                        Outra partida inacreditável : 
                Santos 7x6 Palmeiras




O maior espetáculo do futebol. Palmeiras e Santos se enfrentavam pelo Torneio Rio-São Paulo de 1958 naquela noite de 6 de março no Pacaembu. Era apenas mais um jogo do torneio, que não decidiria nada. Mas o que aconteceu naquela noite, era algo inacreditável. O Santos contava com Dalmo, Zito, Dorval, Jair da Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe. O Palmeiras tinha Waldemar Carabina, Valdemar Fiúme, Mazzola e Urias. Quem começou a festa foi o Palmeiras com um gol do ponta-esquerda Urias aos 18 minutos de jogo. Pelé empatou aos 21 e Pagão virou aos 25, com Nardo empatando 1 minuto depois. Em seguida, três golpes que pareciam mortais - como num deboche, Dorval aos 32, Pepe aos 38 e Pagão aos 46 minutos estabeleceram 5 x 2. Goleada! No intervalo, Oswaldo Brandão pediu vergonha aos palmeirenses, trocou o goleiro e colocou em campo o uruguaio Carballo. Com ele ao seu lado, Mazzola transformou-se no diabo loiro e o milagre aconteceu: Paulinho fez o terceiro tento palmeirense aos 16 do segundo tempo. Mazola fez outro aos 19 e empatou por 5 a 5 aos 27 do segundo tempo. Urias então marcou aos 34 do segundo tempo. O Palmeiras virava para 6 x 5! "Milagre no Pacaembu!" gritava Édson Leite, testemunhando o que classificava de "o maior espetáculo que já vi no futebol". Só que com a máquina do Santos, o milagre duraria pouco. Aos 38 minutos, Pepe empatou o jogo e, logo depois, aos 41 minutos do segundo tempo, virou-o para Santos 7 a 6 no Palmeiras. Em um jogo de 13 gols, o clássico que para sempre deixaria saudade. Para o cineasta Aníbal Massaíni, "esta partida é tida como a mais emocionante da história. Faleceram cinco pessoas por causa dela, três delas com registro, sendo uma dentro do Pacaembu".


Um vídeo desta inacreditável partida, feito pelo Esporte Espetacular : 
Agora, se a partida Santos 4x5 Flamengo já é sensacional, imagina se um 7x6 desse acontecer nos dias de hoje, toda a imprensa, nacional e mundial ia estampar as capas dos jornais e home's de sites com a notícia do jogo.



Um comentário:

Iskola Burra disse...

O jogo do Santos7x6 foi incrivel!!

Nunca pensei q algo assim pudesse acontecer!